ORIENTAÇÕES SOBRE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

MARCAÇÃO DE DEFESA

**Lembramos que a resolução CEPE 098/2020 define que as aprovações de marcação de defesa devem ser aprovadas pelo Colegiado, e encaminhadas ao DPG com no máximo 30 dias. Portanto, pedimos especial atenção às datas agendadas para reunião semestral para que haja tempo hábil de aprovar a marcação da defesa nas Reuniões Ordinárias previamente agendadas, que sempre ocorrem na quinta feira, segunda semana do mês.


Reuniões Agendadas para o segundo semestre de 2021:


12 de agosto
09 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
09 de dezembro

Documentos: 


1) Carta de marcação de defesa assinada pelo(a) orientador(a), constando nome completo do(a) discente, título da dissertação/tese e lista da banca (e afiliações) 

2) Histórico do(a) estudante 

3) Formulário FORPEN 

4) CV Lattes dos membros externos 

5) Formulário de Cadastro de Membro externo (um documento para cada membro externo que não seja docente da UnB; o arquivo está na pasta formulários do Teams). 

6) Formulário de Solicitação de Marcação de Banca de Defesa de Tese/Dissertação preenchido, datado e assinado pelo(a) orientador(a). (Arquivo Modelo na Pasta de Formulários do Teams) 


Encaminhar todos os documentos no formato PDF para a secretaria (ibpos@unb.br) solicitando criação de processo SEI. 


Atenção às informações sobre formação de banca que constam na CEPE 098/2020: 

Banca Examinadora de Mestrado 

Art. 33.  

§ 4º A Comissão Examinadora será presidida pela/o docente orientadora/orientador, esta/e sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos uma/um não vinculada/o à Universidade de Brasília, e por uma/um suplente, e será aprovada pelo CPPG, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado, conforme o artigo 13, § 3º, inciso III, desta Resolução. 

§ 5º Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutora/Doutor e não poderão, com exceção da/o orientadora/orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de dissertação. 

Banca Examinadora de Doutorado 

Art. 34.  

§ 5º A Comissão Examinadora será presidida pela/o docente orientadora/ orientador, esta/e sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e uma/um suplente. 

§ 6º Dentre os membros titulares, uma/um deve ser vinculada/o à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília. 

§ 7º Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutora/Doutor e não poderão, com exceção da/o orientadora/orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese. 

SOBRE A DEFESA

Deve ser realizada no Teams, e o link da defesa deve ser enviado para pgzoo@unb.br com 10 dias de antecedência para disponibilização ao público interessado.

O/A estudante terá 30-40 minutos para apresentação oral, seguida da arguição da banca.

APÓS A DEFESA

Seguir as orientações que constam no documento clicando aqui.