MARCAÇÃO DE DEFESA

Documentos: 

1) Carta de marcação de defesa assinada pelo(a) orientador(a), constando nome completo do(a) discente, título da dissertação/tese e lista da banca (e afiliações) 

2) Histórico do(a) estudante 

3) Formulário FORPEN 

4) CV Lattes dos membros externos 

5) Formulário de Cadastro de Membro externo (um documento para cada membro externo que não seja docente da UnB; arquivo disponível na aba Formulários). 

6) Formulário de Solicitação de Marcação de Banca de Defesa de Tese/Dissertação preenchido, datado e assinado pelo(a) orientador(a). (Arquivo disponível na Aba Formulários) 


Encaminhar todos os documentos no formato PDF para a secretaria com pelo menos 45 dias de antecedência à data de defesa (ibpos@unb.br) solicitando criação de processo SEI. 


Atenção às informações sobre formação de banca que constam na CEPE 080/2021: 

Banca Examinadora de Mestrado 

Art. 33.  

§ 5º A Comissão Examinadora será presidida pela/o docente orientadora/orientador, esta/e sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos uma/um não vinculada/o à Universidade de Brasília, e por uma/um suplente (...).

§ 6º Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutora/Doutor e não poderão, com exceção da/o orientadora/orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de dissertação. 

Banca Examinadora de Doutorado 


Art. 34.  


§ 5º A Comissão Examinadora será presidida pela/o docente orientadora/ orientador, esta/e sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e uma/um suplente. 


§ 6º Dentre os membros titulares, uma/um deve ser vinculada/o à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília. 


§ 7º Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutora/Doutor e não poderão, com exceção da/o orientadora/orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese. 


 

SOBRE DEFESA

Deve ser realizada no Teams, e o link da defesa deve ser enviado para pgzoo@unb.br com 10 dias de antecedência para disponibilização ao público interessado. O/A estudante terá 30-40 minutos para apresentação oral, seguida da arguição da banca.


Atenção: O link deverá ser criado pelo próprio estudante ou orientador.


Conforme Circular 06 de 25.03.2020 do DPG, o PPG que optar pela realização de defesas de dissertação de mestrado, tese de doutorado ou exame de qualificação, só poderá fazê-lo com a participação exclusivamente em modo não presencial de orientador(a), discente e examinadores(as). Para tal, recomenda-se que se observe as condições de acesso e infraestrutura disponíveis para cada participante. A UnB oferece, por meio de parcerias com a Microsoft e a RNP, serviços de web conferência que podem ser utilizados para as defesas, a saber: Teams – Microsoft (Office 365) e Conferência Web (https://conferenciaweb.rnp.br/). O acesso deve ser efetuado utilizando o e-mail institucional. No entanto, isto não impede que o PPG utilize outros recursos. As defesas realizadas, exclusivamente de modo não presencial, devem prever obrigatoriamente sua gravação.


 

APÓS DEFESA

Seguir as orientações que constam no documento clicando aqui.