ACESSE ABAIXO AS RESOLUÇÕES, REGULAMENTOS, NORMAS E ORIENTAÇÕES DE INTERESSE DO PPGZOO

 

PPGZOO

Regulamento do PPGZoo - Clique aqui.
Normas de Credenciamento e Recredenciamento - Clique aqui.
Resolução 01/2021: Normas sobre distribuição de Bolsas - Clique aqui.
Resolução 02/2021 - Critérios para marcação de defesa - Clique aqui.

 

UNB

CEPE 083/2020 - Pesquisador Colaborador
CEPE 098/2020 - Programas de Pós-graduação
CEPE 102/2020 - Normas pós-doutorado
CEPE 044/2020 - Ações Afirmativas
CPP 11/2020 - Concessão de Bolsas
CPP 2/2020 - Vagas pessoas com deficiência

 
 

ORIENTAÇÕES

Solicitação de Trancamento de Disciplina:

Confira o prazo para trancamento de disciplina no site do SAA ou clicando aqui.

Se a solicitação ainda estiver no prazo de trancamento do semestre letivo indicado pelo SAA, basta enviar solicitação de trancamento diretamente para a secretaria em ibpos@unb.br

Caso deseje solicitar o trancamento fora do período indicado pelo calendário do SAA, leia abaixo:

Segundo resolução CEPE 098/2020: 

“Art. 30. O Trancamento de Matrícula em Disciplina deverá ser  

encaminhado à SAA pela/o Coordenador/a do PPG mediante parecer 

circunstanciado da/o orientadora/orientador da/o discente e aprovação da CPG.” 

Portanto, o orientador deve enviar uma carta datada e assinada incluindo nome do(a) discente, matrícula, CPF, nome da disciplina e justificativa circunstanciada que justifique o trancamento. Enviar também o histórico escolar. 


A carta e histórico devem ser enviados no formato PDF para o e-mail da coordenação (pgzoo@unb.br). 


Prorrogação de prazo de defesa:

O orientador deve enviar os seguintes documentos para ibpos@unb.br:

1) Carta de pedido de prorrogação assinada pelo orientador, contendo cornograma ajustado e justificativa. Deve ser assinada pelo orientador.
2) Carta de pedido de prorrogação do aluno. Deve ser assinada pelo aluno.
3) Histórico escolar
4) Esboço da Dissertação ou Tese

5) Formulário de Declaração de Pendências (obtida no SAA).


Orientações Marcação de Defesas:

**Lembramos que a resolução CEPE 098/2020 define que as aprovações de marcação de defesa devem ser aprovadas pelo Colegiado, e encaminhadas ao DPG com no máximo 30 dias. Portanto, pedimos especial atenção às datas agendadas para reunião semestral para que haja tempo hábil de aprovar a marcação da defesa nas Reuniões Ordinárias previamente agendadas.   


Documentos: 


1) Carta de marcação de defesa assinada pelo(a) orientador(a), constando nome completo do(a) discente, título da dissertação/tese e lista da banca (e afiliações) 

2) Histórico do(a) estudante 

3) Formulário FORPEN 

4) CV Lattes dos membros externos 

5) Formulário de Cadastro de Membro externo (um documento para cada membro externo que não seja docente da UnB; o arquivo está na pasta formulários do Teams). 

6) Formulário de Solicitação de Marcação de Banca de Defesa de Tese/Dissertação preenchido, datado e assinado pelo(a) orientador(a). (Arquivo Modelo na Pasta de Formulários do Teams) 


Encaminhar todos os documentos no formato PDF para a secretaria (ibpos@unb.br) solicitando criação de processo SEI. 


Atenção às informações sobre formação de banca que constam na CEPE 098/2020: 

Banca Examinadora de Mestrado 

Art. 33.  

§ 4º A Comissão Examinadora será presidida pela/o docente orientadora/orientador, esta/e sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos uma/um não vinculada/o à Universidade de Brasília, e por uma/um suplente, e será aprovada pelo CPPG, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado, conforme o artigo 13, § 3º, inciso III, desta Resolução. 

§ 5º Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutora/Doutor e não poderão, com exceção da/o orientadora/orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de dissertação. 

Banca Examinadora de Doutorado 

Art. 34.  

§ 5º A Comissão Examinadora será presidida pela/o docente orientadora/ orientador, esta/e sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e uma/um suplente. 

§ 6º Dentre os membros titulares, uma/um deve ser vinculada/o à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília. 

§ 7º Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutora/Doutor e não poderão, com exceção da/o orientadora/orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese. 


Orientações Após Defesa:


Clique aqui para fazer o download das orientações.

Trancamento de Matrícula:

Documentos para preencher e/ou incluir : 


  1. Formulário de Trancamento Justificado  

  1. Histórico Escolar; 

  1. Justificativa para Trancamento 

  1. Regulamento atual PPGZoo; 

  1. Resolução CEPE 098/2020 (Ou mais atual) 


Enviar todos os documentos para ibpos@unb.br solicitando para criar processo SEI de trancamento de discente. 

Desligamento voluntário:


Documentos necessários a serem preenchidos pelo(a) discente: 


1)  Formulário de Solicitação Geral 

2) Formulário de Exposição de Motivos 


Documentos para anexar: 


1) Histórico Escolar 


Após preenchidos, encaminhar todos os documentos para o e-mail da Coordenção, i.e. pgzoo@unb.br mencionando no Assunto: “Solicitação de Desligamento Voluntário”. No corpo do e-mail, informar nome completo do(a) discente, matrícula e CPF.