ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS ESPECIAIS

O que é:

É uma modalidade de matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação stricto sensu destinada para para portadores de diploma de nível superior que não estejam regularmente matriculados em cursos pós-graduação stricto sensu na Universidade de Brasília.

O aluno especial não cria qualquer vínculo com cursos regulares da Universidade de Brasília e a matrícula somente poderá ser feita em disciplina com comprovada existência de vaga.


Como funciona:

A solicitação de admissão ocorre por meio de requerimento e recolhimento de taxa. O requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, depois do processo de matrícula dos alunos regulares. Caso o interessado seja admitido, o mesmo deve efetuar o pagamento da taxa de matrícula por crédito e a entrega da documentação restante para registro. O aluno especial não poderá utilizar o benefício de trancamento geral ou trancamento parcial de matrícula.


O aluno especial não tem direito a Carteira de Estudante ou passe estudantil. O aluno especial poderá usar o RU sem o desconto e acessar a BCE apenas como comunidade.


Quem pode participar:

Portadores de diploma de nível superior que não estejam regularmente matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu na Universidade de Brasília.



O período de matrícula para Aluno Especial é definido no Calendário Acadêmico da UnB. Neste semestre letivo as matrículas irão ocorrer em 17/01 e 18/01/2022. 

Os interessados devem fazer a matrícula somente na data estipulada no calendário do SAA, enviando para o e-mail ibpos@unb.br, em um único arquivo e em formato .pdf, os seguintes documentos:

1. Formulário de solicitação como aluno especial (clique aqui)
2. RG frente e verso;
3. CPF;
4. Título de eleitor e, comprovante de votação ou certidão de nada consta eleitoral; 
5. Histórico escolar da graduação;
6. Certificado de conclusão de curso;
7. Comprovante original das taxas pagas. 

Antes de efetuar o pagamento, o interessado deve entrar em contato com o professor responsável pela disciplina para que ele autorize a matrícula. Alguns professores autorizam previamente nas listas de oferta do semestre letivo.

Os valores estão disponíveis aqui,  (https://saa.unb.br/pos-graduacao/taxas-pos).

Caso o link não funcione, acesse o site do SAA (saa.unb.br), clique em Pós-Graduação e em seguida Taxas.


Ainda tem dúvidas sobre os procedimentos para matrícula como aluno especial? Entre em contato com a secretaria pelo e-mail ibpos@unb.br