LABORATÓRIOS

Confira aqui os laboratórios de pesquisa onde os/as docentes credenciados/as do PPGZoo estão vinculados/as.

 

LABORATÓRIO DE ANATOMIA COMPARADA DE VERTEBRADOS (LACV)

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB


Site: http://www.lacv.unb.br

Sobre:

O Laboratório atualmente desenvolve pesquisas na área da morfologia descritiva, evolução morfológica e sistemática de vertebrados, contando atualmente com uma ampla coleção didática utilizada para atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão com cerca de 4 mil exemplares. O LACV é coordenado e liderado por duas docentes credenciadas a este Programa (Dra. Angele Martins e Dra. Julia Klaczko), além de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado no âmbito da morfologia e sistemática zoológica. Além da área de pesquisa e extensão, o LACV atua no âmbito do ensino produzindo materiais didáticos para ensino básico e ensino superior, como a produção do Atlas  fotográfico de Vertebrados. 

Docentes responsáveis: 

Dra. Angele Martins
Dra. Julia Klaczko

LABORATÓRIO DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Site: https://eselab.weebly.com/

Sobre:

Estudos sobre comportamento Animal com enfoque ecológico e evolutivo é o nosso principal foco de pesquisa. Trabalhamos com interações entre predadores e presas, em especial no papel que a coloração e a visão tem nessa relação (ex. camuflagem, aposematismo, engodos).

Docente responsável:

Dr. Felipe M. Gawryszewski

LABORATÓRIO DE FAUNA E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (LAFUC)

Local: Campus Darcy Ribeiro, Departamento de Engenharia Florestal, UnB

Site: www.lafuc.com

Sobre:

Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação (LAFUC), Departamento de Engenharia Florestal (EFL) tem a missão de contribuir para o crescimento institucional, a produção acadêmica, o estudo científico e a formação de pessoal qualificado, visando incrementar o conhecimento, a conservação e o manejo da fauna e seus hábitats, especialmente no bioma Cerrado. Tema de Pesquisa: Taxonomia, Ecologia e Conservação da Fauna do Cerrado e das paisagens do bioma. O LAFUC possui acordos de cooperação e colaboração em pesquisas e na formação de recursos humanos com professores e pesquisadores das seguintes universidades brasileiras: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A colaboração constitui, basicamente, no desenvolvimento de pesquisas, elaboração de projetos e na formação de estudantes. Estudantes de doutorado do Laboratório desenvolveram doutorado sanduiche para estudos avançados sobre Herpetofauna nas seguintes universidades: University of California (EUA), George Washington University (EUA) e Universidade do Porto (POR).

Docente responsável:

Dr. Reuber Brandão

 

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA E ECOLOGIA DE COLEOPTERA (LABEC)

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Sobre:

O Laboratório de Biologia e Ecologia de Coleoptera (LABEC) desenvolve pesquisas sobre Bioecologia de Coleoptera (principalmente Scarabaeoidea) no bioma Cerrado, além de pesquisas com Entomologia Aplicada, besouros necrófagos e Serviços ecossistêmicos providos por insetos, principalmente decomposição, remoção de fezes e dispersão de sementes. Hospeda uma coleção das várias famílias de Scarabaeoidea com cerca de 10 mil insetos alfinetados e mais de 50 mil armazenados em mantas entomológicas. A  equipe do laboratório é composta por estudantes de mestrado e doutorado  do Programa de Pós-graduação em Zoologia, e de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e por diversos estudantes de graduação e de iniciação científica. O laboratório também possui colaboração e parceria na formação de recursos humanos com pesquisadores de diferentes unidades da Embrapa e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) com o Dr. Fernando Zagury Vaz-de-Mello, Universidade Federal Rural de Pernambuco com o Dr. Paschoal Coelho Grossi, Universidade Federal do Paraná com a Dra. Mariana Cherman, importantes taxonomistas do grupo.


Docente Responsável:


Dra. Marina Regina Frizzas

LABORATÓRIO DE TAXONOMIA ANIMAL (LABTAXA)

Local: Campus Jotobá, Universidade Federal de Jataí, GO

Site:  https://labtaxaufj.wixsite.com/website

Instagram: https://www.instagram.com/labtaxa/

Sobre:

O Laboratório de Taxonomia Animal (localizado na Universidade Federal de Jataí-GO) desenvolve pesquisas na área de ecologia, sistemática, taxonomia e biogeografia de invertebrados aquáticos com ênfase nos crustáceos Branchiopoda, em especial, os Cladocera. O LabTaxA é parte da Rede Neotropical sobre Zooplâncton de água doce e possui cooperação e colaboração com pesquisadores de instituições nacionais e internacional (Colômbia, Equador, Índia, Rússia). Por abrigar a coleção zoológica didática da UFJ, é também objetivo do LabTaxA formar estudantes capacitados para realizar práticas de curadoria voltadas para vertebrados e invertebrados.

Docente Responsável: Dr. Francisco Diogo Rocha Sousa

LABORATÓRIO DE ECOLOGIA DE INSETOS (LECOI)

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Site: https://sites.google.com/view/lecoiunb


Instagram: https://www.instagram.com/lecoiunb/


Sobre:

O Laboratório de Ecologia de Insetos (LECOI) desenvolve pesquisas na área de zoologia aplicada. A linha de pesquisa principal é o estudo da biodiversidade de insetos em agroecossistemas, interação inseto-planta (herbivoria e polinização) e controle biológico conservativo. O objetivo maior do laboratório é contribuir para a compatibilização da agricultura e conservação da biodiversidade através através do manejo e uso dos serviços prestados por insetos na agricultura. A equipe do LECOI é composta por estudantes de graduação das mais variadas áreas (Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Ambientais) e estudantes de Mestrado e Doutorado. As principais parcerias nacionais do LECOI são com pesquisadores de diferentes unidades da Embrapa, EPAMIG Sudeste (MG), Universidade Federal de Viçosa e ESALQ/USP. Há também uma parceria com o Departamento de Entomologia da University of Minnesota (EUA). O LECOI também é parte do Grupo de Trabalho em Controle Biológico Conservativo na região Neotropical junto a International Organization for Biological Control (IOBC) que envolve diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros. 


Docente Responsável:


Dr. Pedro Henrique Brum Togni

 

LABORATÓRIO DE DIPTERA

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Sobre:

O Laboratório de Diptera desenvolve pesquisas sobre Taxonomia, Sistemática e Desenvolvimento de espécies de moscas (Diptera, Brachycera), especialmente dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Atualmente hospedamos uma coleção entomológica que privilegia as Ordens Diptera e Mecoptera, com cerca de 15 mil insetos alfinetados e cerca de 30 mil em álcool, oriundos especialmente da Região Neotropical (Brasil, Colombia e Chile), da Região Neártica (USA) e da Região Paleártica (Alemanha e Inglaterra). A equipe do laboratório é composta por estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Zoologia (PPGZOO), do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECL), de estudantes de iniciação científica e de pesquisadores colaboradores. O Laboratório de Diptera também possui acordos de cooperação em pesquisa e colaboração para a formação de recursos humanos, com colegas das seguintes universidades brasileiras e estrangeiras: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, Universidad de Antioquia (Colombia), Florida International University (USA) e Wright State University (USA). A colaboração constitui principalmente em receber e enviar estudantes de pós-graduação para estágios e estudos avançados sobre Diptera e programas de coleta e permuta de material entomológico.

Docente Responsável:

Dr. José Roberto Pujol Luz

LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA MÉDICA E BIOLOGIA DE VETORES (LPMBV)

O Laboratório de Parasitologia Médica e Biologia de Vetores (LPMBV) desenvolve pesquisas sobre Taxonomia, Sistemática e Biogeografia de Triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae), Flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) e Culicídeos (Diptera, Culicidae). O LPMBV hospeda uma coleção didática com os principais grupos de interesse médico. Atualmente equipe do laboratório é composta por estudantes de mestrado do Programa de Pós-graduação em Zoologia (1), do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (3) e por estudantes de iniciação científica (6). Além destes, dois pesquisadores desenvolvem pesquisas e auxiliam na orientação de estudantes no laboratório. O LPMBV também possui cooperação em pesquisas e colaboração na formação de recursos humanos com a Fiocruz (RJ, MG, AM, BA). Há também colaboração com a Universidade de Kansas e o Instituto de Saúde Pública do México.

Docente responsável:


Dr. Rodrigo Gurgel

LABORATÓRIO DE PLANEJAMENTO PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (LABIO)

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Site:  www.conservacao.bio.br 

Sobre:

Realiza trabalhos biogeografia de espécies brasileiras, com ênfase naquelas associadas ao bioma Cerrado, e também estudos de priorização de áreas para conservação da biodiversidade. O LaBIO é equipado com computadores ligados à internet, armadilhas fotográficas, GPS, binóculos, termômetros, equipamentos de radiotelemetria. Por meio de projetos institucionais ou individuais, o LaBIO possui parecerias acadêmicas com pesquisadores de instituições nacionais, como UFG (Prof. Rafael Loyola), UFPE (Prof. Enrico Bernard) e internacionais, como a Universidade de East Anglia – RU (Prof. Carlos Peres) e Museo Nacional de Ciencias Naturales – Espanha (Prof. Diego Gil). Atualmente equipe do LaBIO é composta por estudantes de mestrado (4), doutorado (4) dos programas de pós-graduação em Zoologia e Ecologia, além de alunos de iniciação científica (1) e estagiários da graduação (3).

Docente Responsável:

Dr. Ricardo Bomfim Machado

 

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE MORCEGOS

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Site:  www.labicom.bio.br

Sobre:

Realiza trabalhos de sistemática, parasitismo, biogeografia, ecologia e conservação de morcegos brasileiros. O LaBCoM está equipado com lupas, gravadores digitais, armadilhas fotográficas e todo material básico para a realização de trabalhos de captura, marcação e recaptura de morcegos. O laboratório abriga uma coleção de referência de morcegos brasileiros com cerca de 2 mil exemplares conservados em meio líquido. Atualmente a equipe do laboratório é composta de um bolsista PNPD, 4 doutorandos, 6 mestrandos e 3 estagiários de graduação. O LaBiCoM possui parcerias acadêmicas com a UFG (Prof. Marlon Zortea), UFPE (Prof. Enrico Bernard), UFRGS (Profa. Maria João Veloso), UFMG (Prof. Geraldo W. Fernandes), UFOP (Profa. Yasmin Antonini) e, no exterior, com Dr. Fernando Ascensão e Dr. Hugo Rebelo (Universidade de Lisboa, Portugal), com o Dr. Diego Gil (Museo Natural de Ciencias Naturales, Espanha) e Dra. Emma Teeling (Laboratory of Molecular Evolution and Mammalian Phylogenetics, University College Dublin, Ireland).

Docente responsável:

Dra. Ludmilla Aguiar

LABORATÓRIO DE ARACNÍDEOS

Local: Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas, UnB

Sobre:

A proposta do Laboratório de Aracnídeos é estudar a diversidade taxonômica (levantamento das espécies, descrições de novas espécies) e ecológica (populações, comunidades, interações, história natural) dos aracnídeos (exceto Acari, no sentido amplo) do Cerrado, principalmente no DF e Goiás. A Coleção de Aracnídeos, mantida pelo laboratório, conta com cerca de 24 mil espécimes de aracnídeos, abrangendo em torno de 1200 espécies, sendo fiel depositária do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA. Embora recente (cerca de 20 anos) e regional, representa, provavelmente, a maior coleção de aracnídeos do Cerrado. Contém alguns holótipos e parátipos, além de várias espécies utilizadas como material examinado em diversos estudos taxonômicos. Possui intercâmbio, através de empréstimo de material para estudos taxonômicos e filogenéticos, com diversas instituições do Brasil e algumas do exteriorco Bernard), UFRGS (Profa. Maria João Veloso) e Dr. Diego Gil (Museo Natural de Ciencias Naturales, Espanha).

Docente responsável:

Dr. Paulo Motta

LABORATÓRIO DE PALEONTOLOGIA

Local: Campus Planaltina, UnB

O Laboratório de Paleontologia da Faculdade UnB Planaltina realiza trabalhos de preparação, curadoria e pesquisa na área de taxonomia, sistemática, tafonomia e ecologia, principalmente com vertebrados fósseis do Cretáceo brasileiro. A equipe do laboratório atualmente é composta por estagiários e estudantes de graduação (6) e pós-graduação (5) dos cursos de biologia, ciências naturais e geologia. As pesquisas e atividades de coleta do laboratório são feitas em parceria com o Museu de Paleontologia de Marília, Museu de Paleontologia de Monte Alto, Instituto Federal (Votuporanga), todos no estado de São Paulo, e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Docente responsável:

Dr. Rodrigo Santucci